"Famosos dizem apoiar animais mas depois vão às touradas"
Um grupo de 200 famosos juntou-se numa petição para convencer a Direcção-Geral de Veterinária a esterilizar os cães e gatos em vez de serem abatidos. A SOS Animal concorda com este movimento?
É sempre positivo ver as pessoas a mobilizarem-se em torno daquilo que eu considero que é o quadro global e não apenas o imediato. Ou seja, que se preocupem com o que irá ocorrer no futuro dos animais e não apenas no momento imediato, de adopção ou abate.
Tanto quanto é conhecido, a SOS Animal não apoia formalmente a petição. Foram contactados?
A Animal apoia a iniciativa, mas não precisa de o fazer formalmente. Mas, claro, dou os parabéns aos promotores desta iniciativa. Simultaneamente, a própria Animal está a levar a cabo uma acção com o intuito de recolher 35 mil assinaturas para que possa ser discutida na Assembleia da República uma iniciativa legislativa com vista a alterar a actual lei de protecção dos animais e em que a questão da esterilização é precisamente um ponto focado.
Acredita que a petição pode ajudar a fazer com que o Governo mude de opinião?
Não acredito. O Ministério da Agricultura, através da Direcção-Geral de Veterinária, vai dizer que já estão a ser tomadas todas as medidas possíveis e que os municípios já podem fazer a esterilização dos animais. Mas a verdade é que só um ou outro veterinário municipal, consciente da causa, o faz.
O facto de haver figuras públicas a assinar a petição não ajudará o ministério a mudar de ideias?
Honestamente? Não. O Governo e a Assembleia da República são completamente indiferentes a estas questões. A verdade é que somos todos contra o abandono dos animais, mas ele continua a existir. Depois, as figuras públicas dizem todas apoiar e preocupar-se com os animais, mas depois vão às touradas. Ou então vestem umas peles num desfile de moda porque uma revista lhes paga para isso ou montam uma porca para aparecer numa revista do social. É verdade que as pessoas não são todas iguais, mas em Portugal as figuras públicas são muito hipócritas.
Está descrente do contributo da petição com o apoio de 200 figuras públicas...
Acredito que a iniciativa pode ser mais uma forcinha. Mas não creio que o Ministério da Agricultura vá a correr mudar as leis por isso. "Está tudo bem", dizem eles. Que só é preciso limar algumas arestas.
Os promotores falam em cem mil abates por ano em Portugal...
Não sei se esse número é real. Os números dos abates por município são todos centralizados na Direcção-Geral de Veterinária e ninguém os conhece. É muito complicado dizer qual é o número real.
(Ver notícia relacionada)